Reforma Confortável

Reforma Confortável

Tenho vindo a pensar como vai ser a minha reforma. Será uma Reforma Confortável? A minha percepção é de que, com a idade, os custos com a saúde disparam e que uma grande percentagem de pessoas acaba por necessitar de serviços para garantir, um mínimo de conforto na idade dourada.

Ao mesmo tempo, o meu ideal de reforma, não passa por ficar fechado em casa e por isso planear algum suporte financeiro começa-me a faz todo o sentido.

As previsões não são optimistas. Estima-se que, dentro de 30 anos, o número de reformados versus população activa, atinja níveis nunca antes vistos. Resultados esperados: reformas mais baixas com um custo de vida mais alto, i.e., estamos em risco de maior pobreza.

Piramide Populacional Portuguesa 2045 vs 2015

Pirâmide Populacional Portuguesa

O Hugo convidou-me então a ver o que são os certificados de reforma, despertando-me o interesse e a possibilidade de tentar garantir uma reforma um bocadinho melhor.

Trata-se de um regime de capitalização pública, com alguns benefícios fiscais, que nos retira da conta 2% ou 4% do vencimento bruto para nos devolver em idade de reforma como um bolo capitalizado, ou em forma de renda.

Estes valores não podem ser penhorados e em caso de falecimento antes da idade da reforma, o investimento é transmitido aos herdeiros legais.

Como todos os investimentos, é útil ler a informação detalhada no PDF

O site da seg social possibilita fazer simulações da poupança, caso a caso e subscrever com o cartão de cidadão.

Pretendes ter uma reforma confortável? Que achas do produto? Que outras alternativas de investimento usas?

No Comments Yet.

Leave a reply