Blog

Capitalismo ou comunismo?

Capitalismo ou comunismo não é um bom título. Mas não tive imaginação para outro. Como temos falado, não queremos aqui decidir o que é bom ou mau, nem qual a melhor escolha para cada um (e muito menos o voto político!). Queremos, sim, criar curiosidade para estimular a aquisição autónoma de competências a nível da…
Read more

Reforma Confortável

Reforma Confortável

Tenho vindo a pensar como vai ser a minha reforma. Será uma Reforma Confortável? A minha percepção é de que, com a idade, os custos com a saúde disparam e que uma grande percentagem de pessoas acaba por necessitar de serviços para garantir, um mínimo de conforto na idade dourada.

Ao mesmo tempo, o meu ideal de reforma, não passa por ficar fechado em casa e por isso planear algum suporte financeiro começa-me a faz todo o sentido.

As previsões não são optimistas. Estima-se que, dentro de 30 anos, o número de reformados versus população activa, atinja níveis nunca antes vistos. Resultados esperados: reformas mais baixas com um custo de vida mais alto, i.e., estamos em risco de maior pobreza.

Piramide Populacional Portuguesa 2045 vs 2015

Pirâmide Populacional Portuguesa

O Hugo convidou-me então a ver o que são os certificados de reforma, despertando-me o interesse e a possibilidade de tentar garantir uma reforma um bocadinho melhor.

Trata-se de um regime de capitalização pública, com alguns benefícios fiscais, que nos retira da conta 2% ou 4% do vencimento bruto para nos devolver em idade de reforma como um bolo capitalizado, ou em forma de renda.

Estes valores não podem ser penhorados e em caso de falecimento antes da idade da reforma, o investimento é transmitido aos herdeiros legais.

Como todos os investimentos, é útil ler a informação detalhada no PDF

O site da seg social possibilita fazer simulações da poupança, caso a caso e subscrever com o cartão de cidadão.

Pretendes ter uma reforma confortável? Que achas do produto? Que outras alternativas de investimento usas?

Bem Vindo ao Nosso Blog

Bem Vindo ao Nosso Blog! Alguns anos atrás descobri que as finanças pessoais não era algo com que tivesse nascido, uma competência nata. Como todas as outras areas de conhecimento, o empirismo não é a melhor abordagem. Foi a própria realidade que me fez abrir os olhos, ano após ano, trabalhar, estudar para que conseguir…
Read more

Para que serve o dinheiro?

Que o dinheiro não traz felicidade, já todos ouvimos. Que não precisamos dele, também. Mas para que serve o dinheiro? Vamos abstrair-nos de políticas monetárias, de bancos, de dívidas e pensar apenas para que serve uma simples moeda. Pensa na tua profissão e naquilo que produzes. Esse produto (sejam batatas, pinturas, atendimento telefónico, etc.) será…
Read more